Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20% da população adulta do mundo não pratica qualquer tipo de atividade física.
A falta de atividade física que pode levar a vários problemas de saúde, tais como: obesidade, perda de massa muscular, pressão alta, doenças cardíacas entre outras.
Segundo pesquisas o sedentarismo mata mais que a obesidade. A solução para uma vida longa e saudável está na atividade física. Se as políticas públicas focassem no combate ao sedentarismo, a taxa de mortalidade diminuiria cerca de 7, 5 %. Quando concentradas somente na obesidade, a redução seria de apenas 3,6%.
O sedentarismo não está ligado ao peso, mas sim à sua qualidade de vida. É preciso acrescentar na rotina diária alguma atividade física.
Deve-se começar com uma atividade moderada porém com regularidade. E fazer alguma atividade que goste. Algumas atitudes ajudam a vencer o sedentarismo: Fazer atividades físicas e esporte, atividades domésticas, levantar da cadeira várias vezes, trocar o carro por caminhadas ou use bicicleta, incluir atividade aeróbicas.
Uma pessoa pode praticar atividades físicas e, mesmo assim, ser sedentária, por não praticar atividade física de maneira regular ou fazê-la de maneira insuficiente.
A OMS recomenda que adultos realizem atividades de fortalecimento muscular de moderada intensidade ou maior.
Prof. José Pereira da Silva