O Ninjutsu é uma arte marcial que surgiu no Japão feudal, quando espiões, ou melhor, ninjas, eram usados para adentrar no território inimigo. Consistia em técnicas que capacitavam os agentes a agir em situações de luta.
Essa arte marcial milenar japonesa, o ninjútsu ensina habilidades como resistência, perseverança e defesa pessoal. Essa arte marcial foi difundida para o mundo em meados da década de 70. Porém suas origem remontam ao século VI do período medieval japonês.
A arte envolve o manuseio de armas e técnicas de defesa pessoal. Não é possível constatar com exatidão a origem de uma arte que se desenvolveu no anonimato. Inicialmente esta arte foi criada como uma forma, ainda que um tanto obscura, de reação contra os valores políticos, sociais do Japão Feudal, totalmente dominados pela elite samurai. Teria surgido no Japão na Era do Shogun-Tokugawa.
A palavra japonesa ninjútsu tem o seguinte significado: Nin pode ser traduzida como: resistência, perseverança, secreto ou oculto; Jutsu significa : arte de.
Sua evolução deu-se de forma gradual com a absorção de traços marciais chineses e japoneses.
A destreza refinada adquirida pelo Ninja antigo foi obtida através de rigoroso treinamento nas selvagens montanhas da região de Iga e Koga.
O Ninjustsu é composto de 18 disciplinas que correspondem luta sem armas e com armas. Ajuda na defesa pessoal e na autoproteção.
O Ninjutsu ajuda no desenvolvimento pessoal e controle emocional. Colabora no desenvolvimento do respeito, disciplina , confiança, expressão corporal. Ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional. Ajuda a lidar com a força e a dor. Traz autoconfiança.
Sua prática traz equilíbrio, autocontrole físico, psicológico e emocional. Portanto beneficia a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Prof. José Pereira da Silva