Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Os benefícios da prática Qi Gong

Qi Gong é uma arte marcial chinesa. A prática da arte marcial chinesa busca três objetivos: saúde física, elevação da capacidade de luta e aumento da inteligência. O Qi Gong é uma prática integrativa e complementar da medicina tradicional chinesa com alto índice de reconhecimento por seus resultados positivos à saúde.

Qi Gong marcial tem o intuito de manter o equilíbrio do corpo e desenvolver a auto proteção do indivíduo.
A expressão Qi Gong surgiu no início do século XX e significa ar vital ou sopro. É um conjunto de exercícios físicos e de respiração, que atuam na energia entre corpo e mente.

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Dao Yin, Qigong como é praticado hoje remonta à época da Dinastia Han ( 206 a.C – 220 DC), quando começou a ser sistematizado.

São exercícios que tem como finalidade estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi (energia vital) no corpo. São múltiplos exercícios para o desenvolvimento da força (física, energética, mental ou espiritual) ou para fins terapêuticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o Qi Gong entre as formas de Medicina Tradicional Chinesa e recomenda que seja incluído nos sistemas de saúde.

A tradição chinesa entende que os diversos movimentos de Qi Gong foram criados pelos daoístas a partir da compreensão dos princípios da natureza da observação dos movimentos dos animais.
De acordo com os princípios da medicina chinesa, o qi precisa fluir pelo corpo para que as pessoas mantenham seu bem-estar. Caso a energia vital desse indivíduo trave em um único local, é possível que ele desenvolva algum problema de saúde.

Existem dois tipos de técnicas no Qi Gong, a dinâmica e a meditativa. A dinâmica é ativa e foca os movimentos. A meditativa pode ser praticada em qualquer postura envolvendo exercícios mentais e de respiração.
Entre seus benefícios podemos citar: ajuda no tratamento da depressão e ansiedade, reduz os sintomas de fibromialgia, melhora os quadros de doença pulmonar obstrutiva crônica, ajuda a melhorar os movimentos de quem sofre com a doença de Parkinson, reduz os níveis da pressão sanguínea, ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Prof. José Pereira da Silva