A prática do Boxe traz benefícios físicos e mentais. Tem um processo pedagógico que favorece o desenvolvimento do aluno que busca progredir sempre mais . Antes de iniciar a prática do Boxe procure fazer uma avaliação médica.
A prática do Boxe ajuda na perda do peso, ganho de resistência muscular e flexibilidade, melhoria da coordenação motora e do ritmo, aumento da agilidade e velocidade de reação, ativa diversos grupos musculares, libera endorfina e serotonina no cérebro gerando bem-estar, melhora o desempenho cardiorrespiratório, melhora a concentração e a percepção corporal, proporciona autoestima e ajuda na autodefesa.
Sua prática reduz o estresse pois libera bons hormônios. Melhora a circulação sanguínea, reduz a pressão sanguínea e aumenta a eficiência do sistema respiratório. Isso se traduz em uma diminuição no risco de doença cardíaca. Fortalece os ossos do corpo.
No boxe ao realizar os golpes ajuda a liberar a tensão do corpo e descarrega energia. Em muitos casos funciona como uma atividade terapêutica. Sua prática diminui a secreção do hormônio que produz estresse, o cortisol.
O boxe não é só tática, mas sim, um jogo de peso, altura e alcance. É preciso saber aplicar a sua força na hora certa. Seu treino inclui pular cordas, exercícios funcionais, treinar no saco de pancadas tudo isso ajuda no rendimento físico. Seu gasto calórico é de aproximadamente 1.000 Kcal em 1 hora e meia de aula.
Colabora na gestão da energia, emoções, do cansaço, dos impulsos, da intensidade entre outros. Os exercícios do abdômen e da lombar ajudam na correção postural e evitam desvios na coluna. O boxe tem atraído as mulheres para sua prática. Ajuda no autoconhecimento pois desenvolve a autoconsciência corporal, permitindo que o praticante entenda os seus limites, emoções, forças e limites.
Prof. José Pereira da Silva