As olimpíadas pretende celebrar a união dos povos. As diferenças de cor, religião, capacidade, lugar de origem e muitas outras não podem ser usadas para justificar os privilégios de alguns às custas dos direitos de todos.
Cada atleta vive a sua experiência olímpica com o direito a sonhar com uma vitória, sentindo ter todas as possibilidades de subir ao pódio, independentemente de estar vestido com a camisa de um país rico ou de um país pobre.
Como manifestação do agir do homem, o esporte deve ser uma escola autêntica e uma experiência contínua de lealdade, sinceridade, fair-play, sacrifício, coragem, tenacidade, solidariedade, desinteresse, respeito!
As Olimpíadas são o maior evento esportivo mundial ao qual participam atletas de muitíssimas nações e, como tal, reveste-se de um forte valor simbólico. Verdadeira experiência de fraternidade entre os povos da Terra.
A contribuição que o movimento olímpico pode fazer para a construção da paz e o entendimento mútuo, assim como os valores que o esporte pode transmitir.
A capacidade do esporte para construir pontes mostrando como culturas distintas podem viver juntas em harmonia.
Atletas que passaram por anos de treinamento e aprimoramento de suas habilidades, superaram desafios e ultrapassaram as dificuldades, além de muita força de vontade e determinação conseguiram chegar até o momento das olimpíadas.
Simbolicamente não é apenas buscar como prêmio uma medalha, mas algo mais precioso: uma civilização na qual reine a solidariedade ,fundada sobre o reconhecimento de que todos somos membros de uma única família.
Competir não significa querer mal ao outro, mas competir, significa ter a maturidade para disputar e confraternizar. As Olimpíadas devem nos levar ao acolhimento e o amor ao próximo.
Nas Olimpíadas o esporte acaba unindo pessoas que às vezes estão separadas pela distância, política ou até mesmo religião, mas no esporte participam de uma disputa em comum.
Um exemplo válido de convivência entre pessoas das mais diversas proveniências, no respeito pela dignidade de todos. O esporte como ferramenta de fraternidade e de paz entre os povos.
As Olimpíadas podem trazer um maior envolvimento das pessoas com os esportes. Os jovens e as pessoas de outras idades interessam-se por esportes que assistem nas Olimpíadas e começam a praticar. Isso é muito positivo para a saúde das pessoas e para a ampliação das modalidades.
A prática do esporte é saudável e deve ser encorajada para todos, sendo com espírito de competição ou não. Entre as crianças e adolescentes, o hábito desenvolve as capacidades motoras e ajuda no processo de crescimento. Os esportes coletivos auxiliam também na formação de conceitos básicos de cidadania e convivência em grupo.
As Olimpíadas é algo competitivo, onde os atletas tem que superar os esportistas de outros países, bem como ultrapassar os recordes de tempo em cada competição, porém existe uma enorme cooperação que envolve todos um sentimento de harmonia, solidariedade, identidade humana e paz social.
É uma lição de vida reconhecer e condecorar os que mais se destacam em sua modalidade de esporte, independentemente de raça, credo, origem, ou condição social. Estão todos comungando neste momento de uma paz social.
Que essa cooperação do esporte se estenda para o social, político e cultural para sanar os grandes problemas da humanidade.
As Olimpíadas é uma mensagem de paz através dos tempo, mostrando à toda a humanidade, como podemos aprender com o conflito, competindo de forma positiva, onde todos cooperam para prevalecer o melhor por seu mérito.
Prof. Dr. José Pereira da Silva