O Fair Play é o jogo limpo e respeito pelos outros são valores essenciais não só para o esporte, mas para a vida em sociedade. O Panathlon sempre incentivou e defendeu o Fair Play.
No esporte, o conceito de fair play está ligado à ética, ou seja, os praticantes devem jogar de maneira que não prejudiquem o adversário deforma proposital. Atualmente esse expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade, e torna o significado de apresentar uma conduta com padrões éticos, sociais e morais.
A expressão jogo limpo tornou-se tão popular, que quase todos os países desenvolveram um equivalente em sua própria língua.Tanto que o fair play, expressão americana para jogo limpo, é mundialmente reconhecido como um dos princípios básicos dos direitos humanos.
No esporte, o fair play envolve a luta contra a fraude, contra o doping, contra a violência ( tanto física quanto verbal), contra a desigualdade de oportunidades, contra a comercialização excessiva e contra a corrupção.
A ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade. Já o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar, e, para o seu propósito, a formação do sujeito ético. O esportista busca a felicidade através da vitória, acima de tudo o que já é o fim ético por si só.
A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar etc.
É aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar ou diminuir o adversário. É saber reconhecer os bons resultados do adversário. É querer competir em igualdade de circunstâncias com o adversário. É contar apenas com o seu talento e as suas capacidades para alcançar a vitória.
José Pereira da Silva