Quanto à preservação da memória, o Panathlon procura estimular o orgulho que cada comunidade deve ter pelo seu patrimônio esportivo, pelo seu capital humano, representado por atletas que tenham obtido êxito nos esportes de âmbito nacional ou internacional, defendendo entidades de seu Estado ou país em competições mundiais.
São exemplos, entre muitas iniciativas desta área, o Dia Olímpico realizado nos meses de junho pelo clube de São Paulo; e o Um atleta na História, iniciativa do clube de Recife e outros trabalhos análogos efetuados pelos clubes de Juiz de Fora, Sorocaba, Porto Alegre e Mooca.
O Panathlon Club de Taubaté tem dois eventos de referentes a preservação da memória: Memória Esportiva de Taubaté e Destaques do Ano no Esporte de Taubaté.
Segundo o regulamento do Panathlon Club de Taubaté: “… promoverá anualmente homenagem a cidadãos que tenham se sobressaído na participação em uma determinada modalidade de desporto há pelo menos 25 anos por Taubaté, e que tenha no mínimo 55 anos de idade”. “Poderá ser homenageado um taubateano que tenha realizado um grande feito fora de nossa cidade, mas que indiretamente tenha promovido o município” O evento é realizado no Sesi de Taubaté.
O evento Destaques do Ano segundo o regulamento do Panathlon Club de Taubaté : “…homenageará os desportivas que no ano anterior se destacaram defendendo as cores da cidade de Taubaté em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais”.
A TV Cidade, localizada em Taubaté, tem um programa chamado Memória Esportiva apresentado pelo panathleta Lamarque Monteiro. O programa consiste em entrevistas com personalidades esportivas.
José Pereira da Silva