O Krav Magá significa luta corpo-a-corpo. É a única técnica de luta reconhecida mundialmente como autodefesa pessoal.
O Krav Magá foi desenvolvido em Israel, com vários tipos de técnicas para golpear o adversário. Suas técnicas podem ser utilizadas por qualquer pessoa independente da idade.
A origem do Krav Magá vem de Imi Lichtenfeld, um boxeador e lutador profissional húngaro, que defendia os judeus em Bratislava durante a Primeira Guerra Mundial. O Krav Magá é utilizado pelas Forças Especiais de defesa de Israel, além de várias organizações internacionais.
Em Taubaté temos o Sensei Inácio Ribeiro fundador da Academia Krav Magá Bushido. Desenvolve um Krav Magá que visa não apenas ás técnicas porém também o desenvolvimento do potencial humano. Une o Krav Magá israelense com princípios do Bushido oriental. Visa entre outras coisas o equilíbrio emocional do praticante frente ás realidades cotidianas da vida. O Bushido fornece instrumentos éticos importantes para a vivência em sociedade. Fornece princípios de educação para formação humana.
O KravMagá Bushido pode ser praticado em dois locais: Avenida Gabriel Ortiz Monteiro,52, Bairro Monção e na Biofit Academia, Av. Independência, 1198. No Instagram: Kravmagabushido.
Bushido ou caminho do guerreiro é um código de conduta dos samurais. Regras baseadas em princípios morais na qual o samurai tinha o dever de segui-las a todo o custo, não só no campo de batalha como também em sua vida diária.
O Código do Bushido foi influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo.
É um código antigo que porém é valido para nossos dias. Existe sete princípios:
1) GI – Justiça, Retidão e Honestidade: Ser honesto em todas as relações humanas. Acreditar na justiça. Para o samurai só existia o certo e o errado, para ser justo é fundamental fazer um julgamento correto.
2) Yuu – Coragem, Bravura heroica: Viver é arriscado, o que exige coragem. Substituir o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.
3) Jin – Compaixão, Benevolência: o samurai se torna hábil e forte pelo treinamento porém só usa tais habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Solidariedade, amor e nobreza de sentimentos são grandes atributos da alma. Fundamental ajudar seu semelhante.
4) Rei – Respeito, Polidez e Cortesia: O samurai não tem necessidade de provar sua força. É cortês mesmo com seus inimigos. Portando o samurai é respeitado pela forma com que trata os outros.
5) Honestidade, sinceridade absoluta: Mentir é considerado desonroso .Quando o samurai fala, é porque vai agir.
6) Meiyo – Honra, Glória: o juiz da honra de um samurai é ele mesmo. O que ele faz é reflexo de quem ele é. O valor da dignidade pessoal está implícito na palavra honra.
7) Chuu – Dever e Lealdade: O samurai é leal áqueles que estão sob seus cuidados.
O Bushido portanto dá ênfase à fidelidade, coragem, lealdade, justiça, educação, compaixão, honra e viver e morrer com dignidade. São princípios que ajudam a melhorar o potencial humano.
Prof. José Pereira da Silva