Search
quinta-feira 19 dezembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Exercitar o coração

Exercícios regulares fazem o coração trabalhar melhor. Exercícios fortalecem e aumentam a espessura das fibras musculares das paredes que envolvem as câmaras do coração. Como o coração de uma pessoa saudável é forte, ele é capaz de bombear um volume muito maior de sangue a cada batimento , tanto durante exercícios como em repouso.
O que significa que um coração em boas condições é mais eficaz, conseguindo, com menos batimentos, bombear o volume de sangue necessário ao organismo em repouso.

A pulsação de muitos atletas é de apenas 40 batimentos por minuto em repouso. Em uma pessoa fora de forma a pulsação pode atingir 90 ou 100 batimentos por minuto.

Outra característica de um coração sadio é que, depois de exercícios vigorosos, os batimentos voltam ao normal.

Quando uma pessoa faz exercícios regularmente, a pulsação costuma se normalizar em um minuto. Quem não está acostumado a realizar atividades físicas puxadas , pode levar de 4 a 5 minutos.

Atividades regulares diminuem o risco de dores no coração (angina) e de ataques cardíacos. Os exercícios protegem contra doenças cardíacas, abrindo as artérias que suprem os músculos do coração.
Sem exercícios , as gorduras provenientes do colesterol podem bloquear as artérias e provocar um ataque cardíaco. A atividade física também evita a obesidade , que pode causar hipertensão e diabetes. A prática de exercícios melhora a eficiência do coração, tanto em repouso como em esforço. A melhora do desempenho cardíaco ocorre como resultado de mudanças dentro das paredes musculares.

Prof. José Pereira da Silva