O ser humano precisa de desafios, mas obstáculos muito difíceis podem provocar níveis intoleráveis de estresse.
O estresse pode estimular e motivar as pessoas. As pressões do dia-a-dia tornam a vida interessante e desafiadora. No entanto, se as exigências forem muitas, as dificuldades menores podem aumentar o estresse e prejudicar a saúde, causando insônia, tensão e dores nas costas e no pescoço, além de outras doenças relacionadas ao estresse.
Quando uma pessoa analisa seus hábitos e atitudes emocionais pode descobrir como o estresse o afeta e aprender a reconhecer os sinais de alerta do desgaste excessivo. O estresse tem muitos sintomas entre os quais citamos: Dificuldade em conciliar o sono, apatia constante, dificuldade de concentração, passar a beber e fumar mais, ataques de raiva, pensamentos sombrios etc. Pode gerar doenças psicossomáticas.
Com base nesse conhecimento , é possível combater as causas do estresse antes que ele se torne um problema mais sério.
Remoer fatos passados ou se preocupar constantemente com eventos futuros contribuem para aumentar o estresse. Procure não se preocupar tanto. Não faz sentido se desgastar com fatos sobre os quais você não tem controle.
Muitas pessoas sofrem de doenças relacionadas ao estresse. Procurar ajuda é o passo mais importante para encontrar uma solução para os problemas.
Terapias ajudam e há muitas formas de aliviar a tensão, como exercícios de relaxamento, meditação, ioga e ginástica.
Atividades físicas reduzem a tensão, ajudam a dormir, liberam as emoções reprimidas e também fazem esquecer as preocupações.
Prof. José Pereira da Silva