Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Esporte na escola

O incentivo da prática do esporte em ambiente escolar é fundamental por uma série de fatores.
Os esportes além de serem divertidos são responsáveis por desenvolver habilidades fundamentais para a vida pessoal, acadêmica e futuramente profissional dos estudantes. Contribui para o bem-estar físico por meio dos exercícios feitos.

O esporte ultrapassa e muito o aspecto físico. É uma atividade que íntegra corpo e alma e pode, também, nos ajudar com noções de cidadania e desenvolver uma série de habilidades fundamentais.

Portanto os esportes são uma atividade de grande importância para as crianças e adolescentes. A prática regular do esporte ajuda no desenvolvimento da autonomia. Ajuda os jovens a trilhar seus próprios caminhos, que amadureçam.

O desenvolvimento do autoconhecimento no qual os jovens vão tomando consciência de seus pontos fortes e fracos e passam a trabalhar esses fatores com maestria. Ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico pois desenvolvem a capacidade de estratégia.

A prática esportiva colabora na manutenção da saúde física pois as atividades físicas são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Faz bem a saúde psicológica, reduzindo o estresse e prevenindo ou ajudando a tratar problemas como a depressão e a ansiedade.

A prática esportiva possibilita trabalhar uma grande variedade de competências simultaneamente tais como: empatia, o raciocínio lógico, a paciência,o trabalho em equipe, o espírito de liderança etc.

A prática de esporte na escola deve ser considerada um instrumento pedagógico.

Isso porque ele é capaz de contribuir, de forma significativa, na formação social e intelectual dos estudantes, pois pó, possibilitam experiências práticas que exercitam as habilidades de se trabalhar em grupo, e também, habilidades individuais.

Desenvolvem as capacidades intelectuais e físicas, uma vez que promove o exercício do corpo combinado com as estratégias de cada esporte. Desencadeia sensações de prazer, emoção e adrenalina nos discentes. Contribui para o processo de integração social. Aprende a conviver com os demais e respeitar os limites e diferenças de cada um.

O esporte ajuda a desenvolver as competências sociais, comunicativas e técnicas. Valores são aprendidos tais como: a persistência, a tolerância, saber esperar sua vez, saber ganhar e também perder.

As tecnologias atuais disponíveis (dispositivos móveis) faz com que crianças e jovens tenham uma vida sedentária e uma individualização cada vez maior. Assim sendo a escola tem um importante papel de apresentar a prática de esportes para crianças e jovens, incentivando-as a criar o hábito do exercício.

As habilidades adquiridas com a prática dos esporte facilita a aprendizagem e o bom desempenho nas demais disciplinas escolares.

O esporte na escola deve ser voltado para a educação e o lazer, com características de jogo e ludicidade. Formando discentes capazes de se desenvolver através do esporte e se tornarem cidadãos conscientes para a sociedade.

Prof. Dr. José Pereira da Silva