Search
segunda-feira 13 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Esporte meio privilegiado de transmissão de valores

O esporte é educativo. Uma forma de aproximar os jovens, para que, estando juntos, sigam regras e respeitem os adversários. Fazer com que as pessoas estejam juntas de uma forma simples, unidas sem problemas de raça, religião ou idéias políticas diferentes.

O esporte adequadamente dirigido, desenvolve o caráter , faz do ser humano uma pessoa valorosa, que perde com generosidade e vence sem presunção; ele afina os sentidos, ilumina a mente, e forja uma vontade de ferro para perseverar.

Não é só desenvolvimento físico . O esporte corretamente entendido tem em conta o homem todo. O esporte tem a capacidade de contribuir para a formação integral e para a fraternidade universal e a paz.

O esporte bem entendido e praticado ajuda a conservar o equilíbrio espiritual e o estabelecimento de relações fraternas entre os homens de todas as classes, nações e raças.

O esforço que o esporte exige, embora tão nobre em si, não deve ser um fim a si mesmo, mas subordinado à exigências, muito mais nobres, do espírito. O esportista, deve ser bom cidadão na vida familiar e social, e, mais ainda, que saiba dar um sentido superior a vida.

O esporte naquilo que exige de treino e sacrifício deve ajudar à formação do caráter, ele encerra e proporciona: espírito de sacrifício, lealdade nas relações interpessoais, amizade, respeito pelas regras, justiça, educação, solidariedade, paz, harmonia, partilha, coexistência harmoniosa o e a aceitação.

Tudo isto e possível porque o esporte é uma linguagem universal que ultrapassa fronteiras, linguagem, raças, religiões e ideologias. Tem capacidade de reunir pessoas, encorajar o diálogo e a aceitação.

O esporte é um meio, e não um fim em si mesmo, no âmbito da formação do corpo e do caráter da pessoa humana. A atividade esportiva não pode se vista apenas em termos econômicos ou na perseguição da vitória a todo o custo. O esportista tem uma grande responsabilidade quanto sua conduta e os seus valores, tornam-se modelos ou pontos de referência a sociedade, tanto para o bem e para o mal, junto de quem os observa e admira.

O esporte é um recurso educativo e instrumento de desenvolvimento cultural dos povos. O esporte simboliza a vida: a vida é um esforço, a vida é um risco, a vida é uma corrida, a vida é uma esperança para a meta final, uma meta que transcende o palco da experiência comum e que a alma entrevê. O esporte deve estar ao serviço do homem e não o homem ao serviço do esporte.

José Pereira da Silva