O esporte ajuda na construção de pessoas resilientes além de ajudar na melhoria da qualidade de vida.
Permite um amadurecimento que ajuda no fortalecimento da resilência. O esporte pode trazer força mental. O esporte exige constante superação. Colabora no processo de gerir o estresse e outros tipos de emoções.
As capacidades aprendidas são levadas para outras facetas da vida. É um auxilio na superação de dificuldades e problemas.
O esporte proporciona muitos exemplos de resiliência. É a capacidade de um indivíduo desenvolver, ao longo da vida, a disciplina de acreditar com equilíbrio em suas potencialidades, o que lhe permite superar e ter sucessos em seus desafios e adversidades.
A prática de esportes na juventude proporciona resiliência na fase adulta. De forma geral o esporte colabora para resolver problemas de saúde mental.
Além disso o esporte proporciona o fortalecimento da rede de apoio social e afetivo aos seus participantes.
A resiliência no esporte está ligado ao conceito de qualidade de vida do praticantes. Usam de suas habilidades para enfrentar adversidades.
O esporte gera um otimismo que permite ás pessoas terem uma visão positiva diante de circunstâncias estressantes.
A resiliência esta dentro de cada atleta é o preparo interno para enfrentar qualquer adversidade. A resiliência é fundamental para que se permaneça forte no esporte.
Desenvolver resiliência principalmente em jovens é fundamental pois o esporte proporciona situações adversas e, se forem positivas, irão auxiliar para a formação de uma personalidade equilibrada e resiliente.
Prof. José Pereira da Silva