Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Esporte e novas tecnologias

É possível a cada ano se perceber a utilização de múltiplas tecnologias e suas evoluções no esporte. A finalidade é melhorar o rendimento dos atletas e quanto a de promover justiça nas competições.

Por exemplo no atletismo se observa o uso de diferentes tecnologias para melhor o rendimento dos atletas. No caso a mudança nas sapatilhas.

Temos o caso dos supermaiôs (Fast Skin) desenvolvidos para os atletas de natação que é feito do material poliuretano, simulando a pele de tubarão. O maiô auxilia no fluxo de oxigênio no corpo dos atletas, que ganham nova posição hidrodinâmica e uma velocidade maior dentro da água.

Existe muitas controvérsias em torno do uso de tecnologias no esporte, a discussão está em aberto. O fundamental é encontrar a medida ideal que ajude sempre no desenvolvimento do esporte.

Em termos de justiça temos no futebol o árbitro de vídeo que já existia no tênis, no vôlei e no judô. O árbitro de vídeo ( tecnologia Hawk-Eye) existe para promover a justiça nas competições. Também conhecida como Olho de Falcão.
Os avanços tecnológicos tem impactado também quem prática esportes por lazer.

Em jogos Paralímpicos tem se usado próteses flexíveis para os atletas feitas de plástico e fibra de carbono.
Dá ao atleta flexibilidade e permite manobras radicais.

O uso de bandagem terapêutica (Kinesio Tape) são fitas que preservam músculos, tendões e ligamentos e estabilizam as articulações dos atletas.

Tem se usado aplicativos de smartphone para as atividades físicas., auxiliam na prática de atividades físicas ou medindo o desempenho.

Portanto é ouso da ciência aplicada em diversos materiais esportivos, trajes especiais, suscitação de informações e análise de performance.

Um efeito negativo que pode existir no uso exagerado de tecnologias no esporte é criar dependência aos dispositivos.
Diversas modalidades esportivas fazem uso da tecnologia visando a melhoria do desempenho dos atletas. O uso de nanotecnologia que envolveria tecidos de nanopartículas, caso houvesse algum impacto essas partículas se enrijeceriam com o objetivo de prevenir lesões.

A utilização da biomecânica na área esportiva estudando movimentos e acompanhamento da frequência cardíaca.

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas durante os treinos e jogos, onde o treinador compreende os pontos fortes e fracos do seu atleta.

A ciência tecnológica impacta Daca vez mais no esporte de diversas maneiras visando melhoria na performance, no conforto do atleta e aperfeiçoamento dos jogos.

Prof. José Pereira da Silva