O esporte não só lembra a forma como devemos lidar com a vida, como facilita essa jornada, uma vez que favorece o aprendizado do trabalho em equipe, o desenvolvimento da responsabilidade para com os demais, garante a capacidade de estima e melhor a qualidade de vida.
O esporte é um dos meios para resgatar a cidadania das pessoas, propiciando oportunidades de interação e desenvolvimento social.
O esporte praticado a partir da tenra idade colabora na socialização, saúde e sucesso. O esporte ajuda no desenvolvimento físico e mental dos praticantes.
O esporte é um fenômeno social de grande relevância e interage com a área econômica, psicológica , social e antropológica.
O esporte como mecanismo de socialização e um meio para desenvolver o potencial das pessoas, especialmente crianças e adolescentes.
O esporte é um instrumento de relacionamento social pois a criança ou adolescente revelam suas intenções, expressam seus sentimentos, construindo estratégias etc.
O esporte bem orientado pode ser um meio para que a criança possa entender e relacionar o mesmo com o seu dia-a-dia. É um meio de socialização e educação de crianças, adolescentes e jovens.
A atividade esportiva favorece a vivência grupal e o desenvolvimento humano como um todo. Acrescenta para formação humana e o convívio social. Favorece o respeito aos companheiros e aos adversários, cumprimento das regras.
O esporte quando bem orientado e praticado serve como referência para a tomada de algumas decisões que influenciará no seu cotidiano. Na convivência aprendam a respeitar ás diferenças. Compreender que o trabalho em equipe pode ser levado para toda a vida.
Na socialização formar novas amizades e valorizar a solidariedade, criando boa vivência grupal. O esporte é fundamental na busca da cooperação, da participação e pelos valores morais, sociais e éticos.
Prof. José Pereira da Silva