Search
sexta-feira 24 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Esporte e desenvolvimento humano: pensar o ser humano de maneira integral

O esporte é fundamental para o desenvolvimento humano e em especial das crianças. Com o esporte e atividades físicas a criança trabalha elementos motores que serão importantes para a vida dela adulta.

Na prática esportiva a criança desenvolve habilidades emocionais chamadas soft skills (habilidades ligadas ao nosso comportamento), além de valores que vão acompanhá-la também na vida adulta. É transmitir por meio do esporte valores tais como: empatia pelo adversário, saber ganhar, saber perder, ser colaborativo.

Ter disciplina aprende regras e condutas, ter dedicação para alcançar bons resultados, trabalho em equipe se esforçando em benefício do companheiro(a), ter liderança aprendendo motivação, foco, entusiasmo, confiança, ter senso de mérito aprendendo a não vencer de qualquer forma porém através da persistência, esforço e superação, fair play tendo conduta ética e o respeito em relação a pessoas e situações, ter controle emocional lidando com as frustrações, exercendo a cidadania pois o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração e pertencimento, ampliando a consciência em relação aos direitos e deveres.

O esporte promove o intercâmbio sociocultural, que ocorre através da participação em eventos esportivos. Promove valores humanos os quais em conjunto contribuem para a cooperação e o estabelecimento da paz.

Aproximam os povos o que ajuda a fazer uma aproximação da imagem e semelhança com que fomos criados. O esporte influencia o desenvolvimento das pessoas. A UNESCO acredita que o esporte seja um indutor de transformação social, desenvolvimento humano e empoderamento dos jovens.

O esporte é cada vez mais reconhecido e utilizado como uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz.

O esporte tem um potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade.

Importante no desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade. A atividade física e o esporte podem ser ferramentas na educação para valores: superação, cooperação, interação interpessoal entre outros. É uma ferramenta no combate à ociosidade, no reforço da autoestima, na manutenção de uma vida saudável, no combate ao surgimento de doenças, na busca de objetivos. É pensar o ser humano e seu desenvolvimento de maneira integral.

Prof. José Pereira da Silva