Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Esporte e cultura: valorizar e respeitar a diversidade cultural

O esporte contribui na construção do cidadão e de sua identidade. Colabora para aumentar a pluralidade cultural dos participantes.

As manifestações esportivas são práticas culturais onde se produzem e transmitem as tradições e cultura local. As atividades culturais contribuem com a inserção do cidadão na sociedade em que vive. O esporte é um fator de inclusão social e cultural.

As atividades esportivas e lúdicas são importantes para o desenvolvimento da noção de coletivo, de trabalho em equipe.

Entender a influência do esporte dentro de uma cultura. Tanto a cultura como o esporte tem influência direta na formação de caráter e na qualidade de vida.

O esporte une as pessoas e promove a paz e a luta por questões que afligem a humanidade. O esporte pode influenciar toda a cultura de um país.

O esporte no que tange a cultura tem como primeiro ponto a formação do indivíduo. Ensina a respeitas as pessoas, a ser tratada com dignidade, ter amor-próprio, ter cordialidade.

Praticando esporte a pessoa pode aprender a respeitar a liberdade do outro. O esporte bem praticado e ensinado forma cidadãos éticos. O esporte deve gerar uma cultura da vida saudável em sociedade, uma cultura da paz, do amor e do bem. O esporte tem um o poder socialização portanto é fundamental para o diálogo entre povos e culturas.

O esporte também é sinônimo de solidariedade. Esporte e cultura estão interligados, o esporte é necessário para o desenvolvimento individual, de um país e do mundo. Influencia vidas, criando oportunidades de crescimento individual e coletivo.

O esporte é um fenômeno cultural caracterizado pela participação e integração de todas as pessoas, independentemente da classe social ou econômica. É um meio para troca de valores e de interação. Fusões culturais, reinventando significados sociais e trocas de vivências e experiências.

O interação entre todos que o praticam em um ambiente pluralizado. O esporte é um mediador sócio-político-cultural. Com o esporte é possível o diálogo com a diversidade cultural.

Um instrumento para transformação do indivíduo e tentar solucionar a intolerância, a desigualdade social, a diversidade. O esporte é um constante estímulo a superação de limites pessoais e sociais. Ajuda a tratar da diversidade cultural de forma positiva, reconhecendo-a e valorizando-a e na superação das discriminações.

Prof. José Pereira da Silva