O esporte e a cultura são conceitos muito próximos. Ambos são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. O Panathlon trabalha também na dimensão da cultura, na Carta do Panathleta lemos: “Agir de maneira que o esporte seja considerado e vivido como elemento de cultura dos homens e dos povos”.
O esporte traz benefícios em dimensões de lazer, saúde e educação. Isso porque a prática esportiva trabalha com valores que são importantes para a vida, como respeito, empatia, senso coletivo, organização e disciplina.
Seja atividades coletivas, seja individuais, o esporte tem o potencial de ser transformador ao estimular as pessoas, trazendo alegria e confiança para aquela pessoa. O esporte ensina a superar obstáculos de forma natural, independentemente das situações. Uma das formas de trazer mais inclusão social por meio da cultura e esporte são os projetos sociais.
Os esportes tem sido, cada vez mais, uma ferramenta de interação e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas do esporte que eles estão fazendo.
Pelo esporte aprendem a ter respeito pelas regras e pelos demais competidores, agregam o seu entendimento e o convívio com o coletivo, as resoluções de conflitos, as responsabilidades com o espaço que ele freqüenta e que ele está como também a responsabilidade que ele exerce dentro da sua equipe.
O esporte contribui de forma decisiva no desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o processo de desenvolvimento, tanto do indivíduo, quanto do meio em que ele vive. Percebemos o esporte mais que uma atividade física, ele constrói a identidade social, possuindo efeito socializador e é uma ferramenta para transformar vidas.
O esporte é uma das ferramentas sociais para melhor desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos. Formar um cidadão útil para o desenvolvimento e progresso do país.
O esporte contribui na construção do cidadão e de sua identidade. Busca a formação de um ser humano integral, buscando conhecer e respeitar a diversidade cultural.
Desenvolver comportamentos voltados à formação de pessoas que possam contribuir para um mundo mais harmonioso. O esporte ajuda na construção das identidades, das práticas culturais e das tradições locais.
O esporte e a cultura contribuem para o enriquecimento do patrimônio humano. É imprescindível que esporte e cultura se conheçam e se compreendam.
Importantes para o desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adolescentes, momentos de lazer, esporte e cultura também fazem parte do conjunto de responsabilidades que pais e poder público tem em relação principalmente às crianças e jovens. O esporte ajuda a formar o caráter e melhores cidadãos. Em relação a isso a escola é para a grande maioria a porte de entrada para o esporte.
O escritor francês Albert Camus (1913-1960), que foi atleta em sua juventude, dizia que “o que eu sei sobre a moral e as obrigações de um homem devo ao tempo em que joguei futebol”.
O esporte contribui para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde, qualidade de vida, educação e cultura.
Quando o esporte bem conduzido entra na vida de uma criança, jovem ou adulto ensina a respeitaras outras pessoas, a valorizar os estudos, a ser tratada com dignidade, a ter amor-próprio e a desenvolver disciplina e paciência. O esporte propicia uma troca de vivências que leva a pessoa a enxergar além de si mesmo.
O esporte é cultura, é vida saudável em sociedade, formação no bem, na construção da cidadania e na cultura da paz.
Prof. Dr. José Pereira da Silva