Os benefícios do esporte para a mente são enormes: melhora o humor, aumenta a qualidade do sono e aprimora a sensação de bem-estar, além de promover novas experiências.
Ajuda no combate ao estresse e ansiedade. Ajuda a superar limites o que ajuda na melhoria da autoestima.
O esporte ajuda a melhorar a concentração, o pensamento estratégico e até a memória. Porque o exercício intensifica a comunicação entre os neurônios e o fluxo de nutrição. Toda vez que aprendemos uma nova habilidade estamos desenvolvendo o cérebro.
Quando se prática atividade física ocorre liberação de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer , e endorfina, responsável por diminuir o estresse. No conjunto ajudam a diminuir a tensão do dia-a-dia.
O esporte ajuda na melhora da força , capacidade aeróbica e a flexibilidade. Fortalece o sistema imune e um aliado no tratamento de doenças crônicas tais como: hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.
O esporte colabora no combate ao estresse crônico. A contração rítmica da musculatura aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor que influencia nas células cerebrais relacionadas com o humor e ajuda no combate aos pensamentos negativos.
O esporte ajuda no aumento da quantidade de sono profundo em adultos saudáveis, fundamental para recuperação do corpo.
Exercícios aeróbicos induzem à elevação do colesterol bom (HDL), melhorando os níveis de glicose na corrente sanguínea. O que facilita o controle da hipertensão arterial e ajuda a evitar o diabetes.
Melhora o funcionamento do sistema digestivo que é favorecido pela aceleração do metabolismo causada pela atividade física. Melhora a vida sexual. Ajuda no bom funcionamento do sistema pulmonar pois aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro. Colabora na manutenção da vitalidade e mobilidade, pois a atividade física retarda o declínio natural do desempenho físico que ocorre com o envelhecimento.
A prática esportiva é uma das melhores ferramentas para manter o estresse sob controle e melhorar o funcionamento do organismo.
Prof. José Pereira da Silva