A enfermagem desportiva é uma especialidade que possibilita atuação do profissional em academias de ginástica, locais de treinamento desportivo, entre outros. Esse profissional desenvolve ações de enfermagem buscando prevenção, promoção e reabilitação daquele que pratica atividade física.
A enfermagem deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade e especialmente na saúde pública. Com a pandemia de Covid-19 que afetou a todos, as práticas cotidianas de vida modificam a relação dos profissionais com os usuários.
A prática de exercícios físicos atua como medida benéfica para a melhora da imunidade na prevenção e tratamento complementar para doenças crônicas e infecções virais.
A busca da qualidade de vida das pessoas, envolve as atividades físicas. Os profissionais de enfermagem, podem gerar cuidado integral as pessoas, realizar a interpretação de exames. Elucidar a importância do exercício físico para a sociedade.
Sabe-se que a inatividade física contribui para a redução da expectativa de vida e atinge grande parte da população mundial.
A enfermagem desportiva se articula nos cuidados de saúde primários. Compreender as condições de saúde da pessoa é essencial para a modificação dos processos de cuidado da saúde.
Podem identificar problemas de saúde;indicando a prática de atividade física sob orientação do profissional competente; compreendendo soluções pra os problemas de saúde; controlando os limites físicos do praticante, realizando cuidado emergencial de assistência em caso de danos ou acidentes; contribuindo na reabilitação de lesões físicas; realizar educação quanto aos hábitos de vida da população; orientação sobre alimentação inadequada.
Riscos e benefícios precisam ser considerados pelos profissionais de saúde. Há necessidade de orientação por parte de uma equipe multiprofissional.
Tradicionalmente , o setor esportivo sempre foi dominado por médicos e fisioterapeutas, mas recentemente tem aberto portas a outros profissionais, como enfermeiros e psicólogos. Hoje existe o enfermeiro do esporte (resolução do Cofen 610/2019). Existe a Sociedade Brasileira de Enfermagem no Esporte.
A Enfermagem do Esporte desempenha manobras de APH e de ressuscitação em virtude de morte súbita de atletas; atua nos aspectos preventivos de lesões, acompanhamento da saúde, de condições de doping para evitar que os atletas ingiram substâncias consideradas ilegais. Atuam também de forma imediata, mas não emergencial, em lesões esportivas, que geralmente são lesões do aparelho musculoesquelético e traumáticas nos esportes de maior impacto físico.
Portanto a enfermagem desportiva tem como foco o desenvolvimento de ações de Enfermagem buscando a prevenção, promoção e reabilitação do atleta, inclusive de alto rendimento.
Prof. José Pereira da Silva