Embora a maioria das pessoas do Ocidente tenha acesso a uma boa dieta, muitas vezes ocorrem deficiências de nutrientes.
Uma dieta balanceada fornece todos os nutrientes que o organismo necessita. Porém, nem todas as pessoas tem uma dieta rica em alimentos frescos. Outros sofrem de doenças que interferem na absorção de nutrientes e isso causa deficiências.
É sempre bom evitar suplementos. Alguns podem provocar um acúmulo de vitaminas, intoxicando o organismo, enquanto outros podem causar até mesmo deficiências, pois aumentam a necessidade de outros nutrientes. É importante no uso de suplementos consultar um nutricionista.
As tradicionais doenças causadas por deficiência de nutrientes, como o escorbuto (deficiência da vitamina C), o raquitismo (deficiência de vitamina D) e o bócio (deficiência de iodo) são muito raras na maior parte do mundo ocidental.
A ingestão excessiva de vitaminas ou sais minerais pode ser perigosa. As vitaminas que o organismo é capaz de armazenar podem atingir níveis intoxicantes.
O excesso de vitamina A pode causar deformidades ósseas em crianças, irritação da pele e perda de cabelo nos adultos. Doses excessivamente altas já provocaram colapso do fígado e morte. O excesso de vitamina D pode levar o acúmulo anormal de cálcio no sangue, provocando náuseas, vômitos e cálculos renais.
Altas doses de alguns minerais causam efeitos colaterais. O excesso de ferro pode provocar prisão de ventre ou diarréia.
A anemia por deficiência de ferro é a mais comum. Por causa da deficiência de ferro, a resistência do organismo diminui e, nos casos mais graves, aparecem sintomas, como dores no peito ou falta de ar. Em geral, o cansaço é o primeiro sinal de anemia. A anemia pode também ser desenvolvida em resposta a deficiência de ácido fólico ou vitamina B12.
Alguns especialistas acreditam que sintomas vagos e certos problemas de saúde são causados pela deficiência de nutrientes, devido a uma alimentação inadequada.
Outras deficiências podem ocorrer quando o organismo é submetido a muito estresse. Os idosos também podem apresentar deficiências devido a uma dieta pobre ou por causa das mudanças orgânicas que ocorrem durante o envelhecimento.
Prof. José Pereira da Silva