Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Condicionamento físico influi na qualidade de vida

Um programa para a saúde e boa forma precisa reunir exercícios e alimentação adequada, mas tem que ser suficientemente flexível para atender às necessidades de cada indivíduo.
Cada um tem objetivos próprios, embora partilhe de um objetivo comum a todos: saúde e um corpo saudável
Só depois de avaliar a forma física, a dieta e a personalidade será possível preparar um programa adequado ás necessidades de cada pessoa.

É preciso ter objetivos realistas, sem interferir em suas vidas. A chave para alcançar sua melhor forma é ajudar o corpo a trabalhar da maneira mais eficiente possível.
Nem sempre sabemos quais são as reais necessidades do nosso corpo. Existe muitas razões para os ocidentais ficarem cada vez mais gordos. Comer demais e se exercitar de menos são as razões mais óbvias. Porém existe uma menos óbvia: o estresse.

O corpo precisa saber lidar com o estresse. Para muitas pessoas esse mecanismo é o esporte ou outro tipo de atividade física; para outros , pode ser o álcool ou a comida.
As consequências para a saúde do uso do álcool são conhecidas e existem instituições para ajudar as pessoas a lidar com esse mal. Há mais pessoas morrendo de doenças relacionadas à alimentação, como os problemas cardíacos e o câncer de intestino.

O nível da forma física influi diretamente na qualidade de vida. Estar em boa forma é vital. Um bom nível de saúde e forma física significa que você pode viver com todo o seu potencial. Ao cuidar do seu corpo e exercitá-lo, a pessoa se fortalece, em vez de limitar suas opções.
Ao parar de exercitar os músculos diminuem de tamanho.

Com menos músculos, seu corpo é menos eficiente para queimar energia e, então, a tendência é ganhar gordura.
Seja qual for o programa de saúde e boa forma, ele precisa cuidar do corpo como um todo. Todo programa precisa considerar as partes interna e externa do corpo, adotando uma combinação de dieta e exercício que atenda ao coração , aos pulmões e aos músculos.

Prof. José Pereira da Silva