O sedentarismo é um fato que isoladamente provoca uma série de problemas relacionados à saúde que resulta em várias doenças que levam o individuo a morte prematura.
Condicionamento físico é uma modalidade de prática de atividade física em que o indivíduo alcança melhora no condicionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.
São muitos os benefícios do condicionamento físico. Pra os cardiologistas melhora o sistema cardiovascular. Os reumatologistas recomendam que o aumento da massa e equilíbrio muscular são fundamentais na prevenção de lesões e proteção das articulações. Nutricionistas e endócrinos enxergam na atividade física uma aliada no funcionamento do metabolismo, auxiliando no controle do peso e até no índice de glicose.
O aumento da disposição e resistência física contribuem para a qualidade de vida.
Por exemplo, investir em um programa de treinamento assistido na terceira idade é fundamental para manutenção da saúde.
Invista em uma rotina de alongamento diário. Mantenha uma rotina de alimentação saudável. Tenha um controle do seu peso corporal. Pratique exercícios físicos regularmente.
Os exercícios físicos simulam o que seu corpo faria no dia a dia, o faz condicionamento físico se faz necessário para prevenir lesões.
O condicionamento físico está associado a hábitos que ajudam o funcionamento dos órgãos e tecidos, estar ativo tem pontos positivos em vários sentidos.
O condicionamento físico: afasta a pessoa do sedentarismo, controla a frequência cardíaca, diminui o risco de hipertensão, evita problemas relacionados ao metabolismo, controla os níveis de açúcar no sangue, aumenta a massa muscular, ajuda a ter o peso ideal.
Ao longo da vida o condicionamento físico pode sofrer alterações Fatores como idade e peso modificam o condicionamento de base.
Existem vários tipos de atividades facilmente adaptáveis e que podem ser feitas por qualquer pessoa.
Prof. José Pereira da Silva