O savate também conhecido como boxe francês , é uma arte marcial desenvolvida na França. Usa-se os pés e as mãos numa combinação.
Não são permitidos golpes com a canela ou joelhadas, apenas mãos e pés. A competição de Savate dá foco especial aos chutes. A palavra Savate significa sapato antigo. Pois os lutadores usam sapatos.
O Savate foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta da época das colonizações no século XVIII. Por ter se desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que exige equilíbrio.
Começou como uma luta de rua, em Marselha os marinheiros desenvolveram uma luta com pés e mãos.
No início o Savate era semelhante a capoeira, na qual as mãos eram usadas para defesa ou abertas para tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. A prática do boxe francês é feita com luvas para os punhos e sapatos de boxe para os pés.
O Savate era a arte marcial oficial das forças aramadas da França durante parte do século XIX e o início do século XX. Em 2015 o Savate se tornou patrimônio cultural material da França.
Foi um esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de 1924 como um esporte de demonstração.
O Savate foi codificado sob um Comitê Nacional de Boxe francês sob o aluno de Charles Charlermont, Conde Pierre Baruzy.
Asartes marciais mistas (MMA) tiveram influência do Savate. No Brasil o Savate foi introduzido na década de 1850.A primeira academia de Savate no Brasil surgiu com o professor português Paulo Lauret.
Os benefícios da prática do Savate são inúmeros tais como: corrige e melhora a postura, melhora a composição corporal, aumenta a força, a saúde cardiovascular, reduz o estresse, melhora a coordenação motora.
Traz melhorias nos reflexos, aumenta a resistência do corpo, fortalecimento dos sistema imunológico. Colabora no desenvolvimento pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança.
Prof. José Pereira da Silva