O boxe chinês também chamado de Sanda, Sanshou, kickboxing chinês.É uma forma chinesa moderna de combate, um sistema de auto-defesa e um esporte de combate.
Tem golpes como socos e chutes, mas também trabalha com quedas.
O Sanshou surgiu na primeira metade do século XX como uma forma modernizada e padronizada dos estilos tradicionais de Kung Fu.
É uma das duas modalidades do wushu esportivo reconhecido pela Federação Internacional de Wushu, a outra sendo Taolou.
O novo sistema deveria observar três critérios: simplicidade, combate direto, efetivo contra oponentes mais fortes. Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição.
Nos anos 80 o sanshou foi se desenvolvendo em colégios e universidades ligadas à educação física, além dos campeonatos. Em 1982, o Comitê Chinês de esportes Nacionais atingiu uma metodologia de treino e regras para competições.
O sanda está crescendo em popularidade Suas competições são feitas em mais de 95 países. Existem, duas modalidades de competição para sanshou: a amadora e a profissional. O Sanda está também sendo muito utilizada nas artes marciais mistas.
A prática do boxe chinês ajuda no desenvolvimento físico e mental do praticante. Colabora na construção de músculos fortes. Trabalha com o raciocínio e a agilidade. Proporciona queima calórica intensa. Traz relaxamento mental. Aumenta a resistência corporal. Aumento da confiança.
Em Taubaté, o Sanda ou boxe chinês pode ser praticado na Academia de Kung Fu Xuexiao. Endereço: Rua Dr. Emilio Winther, 1405. Responsável: Sifu Cleber Souza.
Prof. José Pereira da Silva