Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Benefícios da prática do Sambo

Sambo é uma arte marcial russa; seu nome é uma sigla que significa autodefesa sem armas. É parecida com a luta livre dos países ocidentais.
Combina diversas técnicas das disciplinas antigas oriundas das várias repúblicas soviéticas (vários estilos de Wrestling). Em 1959 fundou-se uma federação de Sambo, tendo se constituído numa modalidade de esporte oficialmente reconhecida, com campeonatos independentes.

É semelhante ao judô, jiu-jitsu e luta livre, mas tem muitos aspectos únicos. O Sambo, embora derivado do Judô, possui diferenças técnicas únicas. Desde que a forma de arte foi inicialmente desenvolvida para os militares.

Hoje o Sambo é separado em três estilos: a) O esportivo, aonde não valem quedas traumáticas; b) O freestyle, estilo inventado nos Estados Unidos; c) O combate, uma luta parecida com o MMA moderno usando quimono.

O russo Vasili Oshchepkov é considerado o pai do Sambo. No Japão treinou Judô e Jiu-jutsu. Ao voltar do Japão foi trabalhar no serviço de inteligência como interprete e acabou aprendendo técnicas de guerra. Juntou seus conhecimentos de artes marciais japonesas com essas técnicas militares criando o Sambo.

O sambo trabalha com todas as valências físicas tais como: velocidade de reação, resistência, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo, lateralidade, noção corporal, espacial e temporal.

Sua prática ajuda na liberação de endorfina e serotonina no cérebro, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.

Prof. José Pereira da Silva