O Kobu-Do de Okinawa é o termo japonês que pode ser traduzido como “Caminho das antigas artes marciais de Okinawa”. Refere-se as armas tradicionais de Okinawa, principalmente BO (bastão), Sai, Tonfa, Kama e Nunchaku e outras menos tradicionais. O termo Kobujutsu também é usado como sinônimo de Kobudo de Okinawa.
Arte marcial de manejo de armas que foi criado na ilha de Okinawa e em outras ilhas do arquipélago Ryukyu, ao sul do Japão. Tem sua origem ligada ao Karatê , que também nasceu em Okinawa.
Definir a origem exata do Kobu-Do não é fácil, pois a maior parte dos documentos escritos sobre esta arte marcial foram destruídos em incêndios e bombardeios ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.
As restrições impostas aos camponeses de Okinawa, proibindo-os de carregar armas, fez que estes passassem a adaptar ferramentas agrícolas, criando um sistema marcial desenhado para que pudessem se defender de possíveis ataques.
O Kobu-Do é considerado por alguns estudiosos como o precursor do karatê e vários estilos desta arte incluem algum grau de treinamento de Kobu-Do.
A prática do Kobudo traz vários benefícios tais como: desenvolve a força, melhora a coordenação motora, melhora a resistência do corpo, fortalece o sistema imunológico, melhora as massas musculares, aprimora os reflexos, desenvolve a disciplina e autocontrole.
O Kobudo pode ser praticado por qualquer pessoa de ambos os sexos, principalmente praticantes de outras artes marciais.
O Kobudo cultiva um grande vigor espiritual e físico e para os praticantes de outras artes márcias, ajuda a melhorar a força nos golpes de mão, ajuda no reflexo e na coordenação motora.
Prof. José Pereira da Silva