A mais antiga e ainda hoje mais válida forma de defesa pessoal japonesa, sem armas, precursora do moderno judô e de outras formas de luta. Outrora era a arte dos samurais, chamada Yawara.
Além da luta em si a prática do Jiu-Jitsu traz benefícios mentais e físicos. Ajuda no combate ao estresse e a ansiedade pois libera hormônios como a dopamina.
É uma defesa pessoal que usa mais a técnica que a força física. Desenvolve a disciplina contribuindo para o respeito, a humildade e senso de responsabilidade. Exige perseverança para se aprender e se aperfeiçoar. Ajuda a desenvolver o caráter através da capacidade de superação, de respeitar o próximo e da persistência para atingir objetivos. Traz e fortalece ás amizades.
Os movimentos do Jiu-Jitsu exigem mobilização de vários grupos musculares e o que traz tonificação do corpo.
Traz aumento da autoestima na constante prática diária pois exige superação, o que ajuda na forma de encarar os problemas do cotidiano.
Sua prática aumenta a resistência física do praticante o que pode ajudar na realização de tarefas cotidianas.
A prática correta e bem orientada ajuda na melhoria da qualidade de vida do praticante. Pois o praticante deve buscar um estilo de vida mais saudável.
Traz melhoria no sistema cardiorrespiratório, a intensidade dos treinos e a perda de peso traz melhorias na condição física. Melhora o sono pois libera hormônios que ajudam no sono.
Desenvolve a força, a flexibilidade e a resistência. Aumenta o reflexo.
Prof. José Pereira da Silva