A prática do boxe proporciona benefícios para o corpo e para a mente. O Boxe surgiu no Egito por volta de 3.000 a.C.. Tornou-se popular na Grécia Antiga, por volta do século VII a.C, com sua inclusão nos jogos olímpicos.
Aliada na perda de peso ( pode-se perder de 600 a 1000 calorias), ativa diversos grupos musculares: braços, pernas e abdômen. Colabora no desenvolvimento da velocidade e potência muscular. Melhora o condicionamento físico geral. Ajuda na redução do estresse. Melhora o tempo de reação, agilidade.
Melhora o desempenho cardiorrespiratório pois seu treino envolve força, equilíbrio, coordenação, velocidade, resistência etc. Tudo isso melhora o desempenho cardiorrespiratório.
O boxe é um exercício aeróbico , aumentando os batimentos cardíacos e o bombeamento de sangue.
Sua prática eduz o estresse do cotidiano pois libera hormônios como a endorfina, dopamina, ocitocina, serotonina que reduzem o estresse físico e mental. Ajuda a acalmara a mente após o treino.
Aumenta a autoestima pelos resultados que proporciona. Aumenta a força e resistência pela intensidade do treino. Ajuda na defesa pessoal.
Os golpes do boxe ajudam no trabalho de eliminação dos sentimentos negativos colaborando na eliminação da raiva, tensão etc.
Aumenta a consciência corporal ajudando os praticantes a entenderem melhor a realização das funções corporais.
Desenvolve a coordenação motora pois seus golpes exigem muita agilidade.
Prof. José Pereira da Silva