A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
A capoeira tem origem nos povos escravizados e se difundiu por todo o Brasil. Hoje está presente em muitos países do mundo.
A palavra capoeira alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Acredita-se que tem origem com os fugitivos da escravidão no Brasil, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas. Existem dois tipos de capoeira: a) capoeira de Angola, estilo praticado pelos escravos Com jogo mais lento; b) capoeira regional, é o estilo contemporâneo de capoeira. Criada pelo Mestre Bimba.
Em Taubaté temos um expoente da capoeira Mestre Quebrinha, da Academia Ginga Brasil. Localizada na Ave. Independência, 2135.
A prática da capoeira traz inúmeros benefícios ao seu praticante. Ajuda a liberar o estresse de uma forma lúdica. Trabalha todo o corpo com seus movimentos. Melhora o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético. Promove maior flexibilidade. Ajuda na melhoria da coordenação motora. Sua prática exige velocidade com fluidez.
Promove a autoconfiança. É uma defesa pessoal. Ajuda e estimula o respeito com o próximo e a tolerância, ao fazer os movimentos deve-se ter cuidado com o movimento para não ferir o outro.
Melhora as condições psicomotoras. Alonga todos os membros corporais. Melhora os reflexos. Ajuda na coordenação dos movimentos diários. Melhora a postura. Ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral. Ajuda no equilíbrio emocional. Melhora o sono e provoca bem-estar.
Prof. José Pereira da Silva