Praticar exercícios , aliado a um plano alimentar balanceado, é uma das formas de se evitar diversas doenças e de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O diabetes é causado pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Caso o quadro se mantenha por longos períodos pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina nas células do corpo. Pacientes pré-diabéticos que praticam exercícios de intensidade moderada aumentam a sensibilidade à insulina em 51%.
As atividades que ajudam combater o diabetes podem ser aeróbicas, circuitos de alta e baixa intensidade e treinos de força.
Um fator essencial para a realização de atividades como prevenção e combate ao diabetes é a regularidade. Exercitar-se com regularidade melhora a resposta do organismo à insulina.
Apesar de as respostas variarem de acordo com cada indivíduo. Os índices de queda de glicose no sangue das pessoas variam de acordo com a intensidade e a duração do exercício.
Ao manter uma vida ativa, a pessoa irá observar mudanças mais abrangentes e sólidas em sua saúde.
A atividade física regular não está apenas associada à prevenção do diabetes, mas às complicações associadas à doença.
Pra os diabéticos atividades físicas, como caminhada, natação e ciclismo, são excelentes, pois utilizam oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura.
Prof. José Pereira da Silva