Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e tratamento oncológico

O exercício físico faz parte do tratamento oncológico, O exercício físico pode ser iniciado em qualquer momento, mas deve ser adaptado conforme as limitações do paciente. Pequenas caminhadas já possuem capacidade de aliviar o cansaço e as dores durante por exemplo a quimioterapia.
Mínimo de exercício físico recomendado são 150 minutos de aeróbico e 2 vezes o treino de força, por semana.
Caso não seja capaz de realizar o recomendado, o paciente deve fazer conforme a sua capacidade física e sempre aumentar de forma gradual.
O exercício físico também tem um papel importante na saúde mental e emocional. Ele estimula neurotransmissores ligados à felicidade e ao bem-estar, ajudando a combater a depressão e ansiedade.
Ser fisicamente ativo possui vários benefícios, como: diminuição da fadiga oncológica, aumenta da capacidade cognitiva, redução do tempo de internação, diminuição do risco de linfedema, otimização do sitestema imunológico, redução das dores e cansaço caudada pelo bloqueio hormonal.
Ser sedentário(a) pode deixar cada vez mais debilitado, devido a perda de força e massa muscular.
Elementos fundamentais no controle da fadiga oncológica, efeito colateral que atinge mais de 60% dos pacientes oncológicos.
Importante sempre consultar o médico oncologista em relação a atividade física pois pode ver caso por caso.

Prof. José Pereira da Silva