Atividade física pode ajudar no tratamento para hipertensão . Os exercícios devem ser de intensidade moderada. A hipertensão é caracterizada pelo aumento anormal da pressão arterial. Alguns autores consideram a hipertensão uma doença degenerativa. Está presente em cerca de 1/5 da população adulta.
A hipertensão está ligada a alguns fatores como o aumento do peso corporal, o consumo de bebidas alcoólicas , o estresse e o sedentarismo.
Para prevenção das doenças cardiovasculares, sem dúvida o exercício aeróbio como correr, nadar e pedalar supera o anaeróbio, produzindo elevação do colesterol bom, melhorando os níveis de glicose em pessoas normais e principalmente nos diabéticos. Facilitam o controle da hipertensão arterial, diminuem a obesidade. Ajudam a abandonar o tabagismo e melhoram o aspecto psicológico com redução do estresse.
Praticar esportes ajuda a regular o sistema nervoso simpático , responsável pelos movimentos automáticos do organismo, como o ritmo da respiração… a pressão arterial.
Promove uma diminuição da força e do número de batimentos cardíacos, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.
Praticar exercícios melhora o endotélio, a camada que reveste o interior das artérias. Essa película produz uma substância chamada óxido nítrico, cuja função é relaxar os tubos e facilitar a passagem de sangue. O exercício baixa a pressão de 5 a 8 mmHg.
Fortalecer os músculos tem impacto positivo na pressão. A atividade física praticada com regularidade auxiliam na eliminação do calor e energia por meio da vasodilatação e suor, fatores essenciais para reduzir os níveis de pressão alta.
Hipertensão e atividade física são bons parceiros tanto na prevenção quanto no controle.
É importante ressaltar que só a atividade física não trata a hipertensão, mas auxilia para que os efeitos causados pela pressão alta, sobre o coração e vasos sanguíneos sejam minimizados.
Prof. José Pereira da Silva