A prática de atividade física, aliada a uma alimentação balanceada, é uma hábito saudável que toda pessoa, desde a infância , deve adquirir. Quem pratica esporte ou outras atividades físicas vive mais e melhor. A prática regular de exercícios traz longevidade e melhora a qualidade de vida.
São vários os benefícios físicos e mentais que a atividade física proporciona: temos mais disposição, nosso ânimo melhora, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra. O resultado é uma pessoa mais saudável e mais feliz.
Nas crianças, as atividades físicas contribuem para questões sociais, físicas e emocionais.
Não existe exercício bom e exercício ruim mas, sim, exercício adequado para cada pessoa.
Infelizmente, o número de sedentários no Brasil ainda é alto e cresce ano após ano. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, para sair do sedentarismo, precisamos nos exercitar pelo menos 30minutos por sai nos 7 dias da semana.
Um estilo de vida inadequado e agitado tem consequências como por exemplo não deixar uma pessoa ter tempo necessário para construir uma relação saudável com seu próprio corpo. No Brasil, a cada 2 pessoas, 1 está acima do peso. A vida sedentária é apontada pela medicina como um fator que aumenta exponencialmente o risco de morte quando associada a doenças crônicas como a hipertensão, depressão, diabetes, doenças coronárias e câncer.
Muitas pessoas poderiam ter uma vida saudável e manter essas e outras doenças sob controle apenas com a prática de atividade física e dieta adequada.
A prática esportiva é fundamental para quem quer viver bem, feliz e cheio de disposição. Fundamental manter um padrão de vida saudável, equilibrado, e de acordo com as nossas individualidades e necessidades, respeitando sempre os limites do corpo, é fundamental para deixar o organismo forte, regulado e em pleno funcionamento.
Importante ter regularidade na prática de exercícios para adquirir os benefícios para a qualidade de vida. O exercício físico deve fazer parte da rotina. Devemos sempre consultar um educador físico e médico para saber qual atividade e intensidade é mais indicada.
Toda mudança de hábito envolve mudança de comportamento. Hoje temos muitas informações sobre vida saudável. O problema não é falta de informação, mas como aplicar isso na prática e organizar isso no cotidiano.
Alguns anos atrás, o tratamento de problemas crônicos eram, basicamente, com medicamentos. Cada vez mais a medicina entende que a mudança de hábito é a grande ferramenta para melhora na saúde e bem estar.
Atividade física é uma necessidade vital ao ser humano, tanto para as crianças como para adolescentes, adultos ou idosos.
Prof. José Pereira da Silva