Search
domingo 17 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e prevenção de doenças

É necessário incluir na rotina hábitos que melhoram a qualidade de vida, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
É preciso deixar o sedentarismo de lado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para adultos entre 18 e 64 anos, é preciso praticar , no mínimo, 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada – ou 75 de intensidade vigorosa.

Toda pessoa pode praticar atividades de lazer : caminhadas, dança, jardinagem, trocar o carro pela bicicleta ou anda a pé, entre muitas outras.

A atividade física fortalece os músculos, reduz a pressão arterial e a gordura, além de melhora a circulação sanguínea. Problemas cardiovasculares podem ser evitadas com o fortalecimento do músculo cardíaco, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).

O diabetes dependendo do tipo também pode ser prevenido ou tratado com exercícios. O sobrepeso, o colesterol alto e a pressão alta são grandes fatores de risco que podem ser controlados ao incorporar as atividades à rotina diária.

Alguns transtornos que tem nos exercícios parte do tratamento e prevenção são a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Exercitar-se ajuda a liberar serotonina e endorfina, substâncias que ajudam a transmitir as sensações de prazer e bem-estar.

Para se conseguir benefícios para a saúde é importante a regularidade. O corpo precisa do estabelecimento de uma rotina.
A atividade física pode ser efetivar tanta na atenção primária quanto secundária e terciária da saúde, Estudos mostram a associação entre aumento dos níveis de atividade física e redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares em indivíduos adultos e idosos.

A quantidade e qualidade dos exercícios necessários para a prevenção de agravos à saúde podem ser diferentes daquelas para melhorar o condicionamento físico.

Os consensos para a prática de exercícios preventivos ou terapêuticos contemplam atividades aeróbias e resistidas somadas às atividades cotidianas. Para idosos ou adultos com comorbidades e limitações é importante a inclusão de exercícios para o desenvolvimento da flexibilidade e do equilíbrio.

O corpo humano precisa de movimento. É fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir.

Prof. José Pereira da Silva