A obesidade pode ter diversas causas, inclusive distúrbios orgânicos, mas sempre resulta de um excesso de calorias ingeridas em relação ao gasto de energia pelo organismo. Muitos recorrem à comida para evitar o confronto com situações emocionalmente difíceis ou estressantes.
Exercícios aliviam o estresse, a ansiedade e a depressão, além de queimar calorias. A necessidade de energia é definida em parte pela taxa do metabolismo basal e em parte pelo nível de atividade física. A taxa de metabolismo basal é a quantidade de energia necessária à manutenção das funções vitais do organismo, como a respiração e batimentos cardíacos.
Embora a maioria das pessoas possua uma taxa de metabolismo basal semelhante, há algumas diferenças. Pessoas classificadas como de baixa combustão não precisam de tantas calorias para satisfazer suas necessidades diárias de energia. No outro extremo estão os de alta combustão, pessoas cujo metabolismo é mais alto que o normal. Podem consumir quantidades maiores de calorias do que as pessoas normais, sem ganhar muito peso.
A obesidade pode prejudicar a saúde causando: hipertensão, altos níveis de colesterol, cálculos biliares e risco de câncer etc.
É importante mudanças na dieta e no estilo de vida. Reduzir as calorias e praticar exercícios é fundamental. A atividade física queima calorias e aumenta a taxa do metabolismo basal ( o número de calorias usadas pelo organismo em repouso).
Prof. José Pereira da Silva