Os exercícios físicos aumentam os níveis de endorfina. Substâncias que quando liberadas traz energia e são responsáveis pela sensação de prazer.
Exercícios físicos tem reflexo sobre a saúde mental e psicológica. Qualquer exercício ou atividade física que aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue é capaz de aumentar o nível de energia de quem o pratica.
A atividade física proporciona uma melhor noite de sono e, quando isso acontece, o resultado é uma sensação revigorante no dia seguinte.
Fazer atividade física pode despertar o bom humor. A atividade física libera neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e a endorfina, substâncias que promovem modulação cerebral e contribuem para o maior equilíbrio mental.
Atividades físicas promovem os sentimentos de bem-estar e relaxamento, também auxilia na redução dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão.
O convívio em sociedade se torna mais fácil e agradável.
A endorfina considerado um analgésico natural combate dores no corpo e tem um efeito que chega a durar 12 horas. Para se ter esses benefícios deve-se praticar no mínimo de 30 minutos de atividades aeróbicas de três a cinco vezes por semana.
A atividade física diminui os níveis de raiva de uma pessoa segundo estudos científicos. Uma simples corrida ou caminhada de intensidade podem trazer benefícios.
Práticas de atividade física produzem benefícios para a saúde e ajudam as pessoas a “esquecerem” das preocupações e angústias do cotidiano, auxiliar no combate do estresse.
A autoestima melhora com a frequência de atividades físicas e traz o aumento da sensação de bem-estar. Com a prática da atividade física temos a liberação do cortisol que atua como um potente anti-inflamatório natural. O hormônio glucagon que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose; o GH o hormônio de crescimento, produzido pela glândula Hipófise localizado no cérebro, produz uma leve sensação de bem-estar.
A prática esportiva e a atividade física em geral põem ser um bom motivo para sorrir.
Prof. José Pereira da Silva