A atividade física contribui não só para a questão estética, como também traz inúmeros benefícios para a saúde.
É que a atividade física é capaz de prevenir uma série de doenças e degenerações causadas principalmente pelo processo natural do envelhecimento e que afetam o metabolismo.
O metabolismo é o conjunto de reações químicas e processos mecânicos responsáveis pelo funcionamento do organismo.
As doenças metabólicas estão relacionadas à inadequação dessas reações e processos, causadas por excesso ou deficiência de certas substâncias no corpo ou alterações no funcionamento de alguns órgãos.
As principais doenças metabólicas são: obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos, hipertensão, cardiopatias, gordura no fígado e baixa imunidade.
Entre as principais causas das doenças metabólicas estão os fatores que determinam o estilo de vida, principalmente os hábitos alimentares, além do sedentarismo, maus hábitos de sono, alcoolismo, tabagismo, envelhecimento, exposição à toxinas e fatores genéticos. E uma rotina adequada de atividade física ajuda a enfrentar este problema.
Para fugir destas doenças que atacam o metabolismo, é fundamental a atividade física. O exercício físico previne o desenvolvimento de doenças hepáticas, protege o metabolismo dos efeitos do envelhecimento, beneficia o cérebro e a saúde mental, ajuda a tratar a ansiedade crônica e promove alterações no nosso DNA que diminuem o risco de doenças.
A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, contribui para a queima de gordura, ajuda a desenvolver os músculos e também a fortalecer o sistema imunológico, ossos , tendões e articulações.
Os treinos que combinam atividades de força resistida e aeróbios oferecem melhores resultados.
Prof. José Pereira da Silva