Search
terça-feira 14 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e metabolismo

Atividade física melhora o metabolismo, existe uma relação entre a frequência da atividade física e o aumento do metabolismo.

O metabolismo pode ser definido como o conjunto de processos físicos e químicos do nosso corpo que nos mantêm funcionando normalmente, como respiração, circulação sanguínea e função nervosa. Para realizar todos esses processos nosso corpo converte os alimentos que comemos em energia. Nosso metabolismo é controlado pelos hormônios e pelo sistema nervoso.

A atividade física altera o metabolismo e ajuda a prevenir várias doenças, incluindo as cardiovasculares.
São incontáveis os benefícios da atividade física no metabolismo: redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, prevenção e controle do diabetes e da hipertensão, do número de casos de diversos tipos de câncer, da obesidade e de suas consequências, do declínio cognitivo. Mexer o corpo é um dos jeitos mais eficazes de combater a fadiga decorrente do câncer e da quimioterapia, ao mesmo tempo que parece reduzir o risco do surgimento de um segundo tumor lá na frente.

Exercícios são capazes de causar alterações no metabolismo centrais à saúde cardiometabólica e à proteção contra doenças cardiovasculares.

O metabolismo pode ser estimulado através dos exercícios físicos. A ciência já demonstrou que os exercícios vão muito além do que gastar calorias. Eles tem grande influência no metabolismo por que alteram a produção de neurotransmissores e de grande parte dos hormônios.

Os exercícios físicos assumem papel fundamental no estímulo do bom funcionamento do sistema endócrino.
Os exercícios físicos são uma ferramenta para o estímulo e o bom funcionamento do metabolismo. A secreção de diversos hormônios é alterada mediante a prática de exercícios. A longo prazo, irá ajudar no controle do peso corporal e combate a obesidade e a síndrome metabólica ( um conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes).

Uma rotina frequente de exercícios auxilia na manutenção do metabolismo.

Prof. José Pereira da Silva