Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e melhoria da imunidade

A atividade física regular melhora a resposta imunológica do ser humano. Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e proporciona resposta rápida contra qualquer quadro de infecção.

O sistema imunológico atua na defesa do organismo contra ataque de invasores externos ( bactérias, fungos, protozoários ou vírus). Anticorpos, glóbulos brancos e outros componentes são responsáveis por defender o organismo e apoiar a sua recuperação quando invadido por agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias.

Nas últimas quatro décadas, diversos estudos investigaram como a prática de atividades físicas afeta a imunidade.
Aumenta os linfócitos, células que tem a função de destruir células tumorais ou infectadas por vírus. A atividade física promove a diminuição do estresse, o que fez com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. São sempre exercícios moderados que não ultrapassem o limite crítico o que pode enfraquecer o sistema imunológico. Exercícios em excesso pode diminuir a resposta imunológica.

A atividade física pode aumentar a quantidade de células que o compõem, principalmente os linfócitos T, podendo aumentar a imunidade.

O movimento muscular e o aumento da freqüência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera ( como pulmão, baço e linfonodos) Há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir patógenos.

Exercício físico habitual e moderado traz inúmeros benefícios: aumenta o metabolismo, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diminui o estresse, melhora a qualidade do sono.

Exercícios regulares de intensidade moderada podem ser eficazes em aumentar a resposta anti-inflamatória. O exercício aeróbico moderado realizado de forma regular é benéfico para o sistema imunológico.

Prof. José Pereira da Silva