O corpo humano precisa do descanso e do movimento. Quanto mais ativa for uma pessoa é melhor sua qualidade de vida. Temos os benefícios psicológicos e cognitivos.
O exercício físico melhora o cognitivo, facilita o sono por aumentar o gasto energético durante a vigília. Os exercícios podem ajudar no tratamento e prevenção de alguns distúrbios do ciclo sono-vigília e/ ou indiretamente por meio do controle de peso e aquisição de hábitos saudáveis.
Níveis mais baixos de ansiedade , depressão são associados à prática de exercício físico. A atividade física é fundamental meio de descarregar ou libertar tensões, emoções e frustrações, acumuladas pelas pressões e exigências do cotidiano.
Atividade física contribui para melhorar a autoestima, autoconceito, autoimagem, sensação de bem-estar, melhora do humor, aumenta a capacidade de lidar com os fatores psicossociais de stress e diminui os estados de tensão. Melhora a força muscular.
Melhora da resistência física, melhora da qualidade do sono e melhora da capacidade respiratória.
Se movimentar no dia-a-dia , como por exemplo, fazer atividades domésticas, dançar, levar o cachorro para passear, andar a pé, de bicicleta, cuidar do jardim é importante paar se deixar o sedentarismo.
O lazer entra como uma atividade que traz prazer, assistir um filme na cinema, ir ao teatro, passear no parque, ler um bom livro, sair com amigos e familiares entre outras atividades que trazem bem-estar.
Ter estes momentos de lazer nada mais é do que uma forma de dedicar seu tempo a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre a mesma atividade.
O lazer é uma forma de colocar mais movimento na vida de maneira lúdica e divertida. Forma de melhorar a saúde e melhorar o estilo de vida. É muito mais fácil tornar a atividade física um hábito quando ela também é prazerosa.
Estudos tem demonstrado que incluir apenas 60 minutos semanais de lazer com movimento, a expectativa devida aumenta em até um ano. A atividade física tem três aspectos muito importantes: o físico, o social e o cognitivo. Cria novas conexões neurais e oxigena o cérebro.
O comportamento saudável é fator de prevenção de diversas enfermidades. As atividades de lazer são associadas a dois quesitos básicos: prazer e livre escolha. As práticas de lazer devem ter o caráter de prazer do indivíduo, ou seja, suas escolhas estão associadas ao prazer, ao bem-estar. Quando as atividades requerem movimentos e esforço físico como correr, andar, praticar esportes, etc., o lazer é considerado ativo. O lazer propicia condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social.
Prof. José Pereira da Silva