A atividade física é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Ajuda no combate aos sintomas da doença, tais como: fadiga, dor e problemas de sono.
A fibromialgia é uma dor crônica, uma síndrome clínica que se manifesta por várias partes do corpo. Principalmente nos tendões e articulações. Relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e mecanismos de supressão da dor, a patologia atinge mulheres em 90% dos casos. De causa desconhecida. A abordagem para tratamento deve ser multidisciplinar e constante.
A atividade física pode ajudar a manter a massa óssea, melhora o equilíbrio, reduzir o estressante e aumenta a força.
Fazer exercícios regulares também auxilia no controle do peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia.
Estudos constataram que atividades físicas regulares são eficazes no controle de sintomas comuns da síndrome, como dor no corpo, distúrbio de sono e fadiga.
Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar. A prática de atividades físicas libera a endorfina, por exemplo, um anestésico natural.
Movimentar o corpo reduz a dor e ainda melhora o sono. Os exercícios fazem com que as fibras nervosas, antes envolvidas na sensação de dor, sejam direcionadas para outras funções, como equilíbrio e tato.
Os exercícios físicos são uma ponta da estratégia terapêutica para amenizar os sintomas da fibromialgia. Quem tem fibromialgia deve praticar exercícios de forma gradual.
O exercício físico mantém-se como um pilar no tratamento da fibromialgia desde antes dos primeiros critérios diagnósticos serem publicados.
Exercícios aeróbico e resistido (fortalecimento muscular) são efetivos em reduzir dor e gravidade da doença. Alongamentos e exercício aeróbio melhoram bastante a percepção individual das saúdes física e mental.
Prof. José Pereira da Silva