Estilo de vida é definido como um conjunto de hábitos e costumes que podem ser influenciados, modificados, encorajados ou inibidos ao longo da vida.
Esses hábitos incluem a prática de atividade física, alimentação, repouso, lazer, estudo, gerenciamento do estresse , evitar consumo de álcool e tabaco entre outros.
Um estilo de vida não saudável mantido por um período prolongado pode trazer grandes prejuízos à saúde, criando condições para o desenvolvimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis. As principais doenças não transmissíveis incluem as doenças do aparelho circulatório, os cânceres, as doenças do aparelho respiratório e as doenças metabólicas, endócrinas e nutricionais.
Esses comportamento de vida saudável são formados ao longo da vida, desde a infância. As práticas da família são apontadas como uma das principais responsáveis por determinar os hábitos de vida, e por esta razão elas determinam papel importante na promoção da saúde.
Nas últimas décadas, as crianças vêm se tornando menos ativas, um efeito colateral doa avanços tecnológicos.
A prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável é também um grande fator de prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis , e que o sedentarismo representa um importante fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de doenças.
A atividade física ajuda colabora numa vida saudável e melhora os mecanismos do corpo. Reduz problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional. Contribui para o desenvolvimento dos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo. É recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer. Contribui com a redução ou controle de peso e no equilíbrio das taxas de gordura.
A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente, e os benefícios são significativos.
Prof. José Pereira da Silva