O que é estilo de vida? É um conjunto de hábitos e costumes que podem ser influenciados, modificados, encorajados ou inibidos ao longo da vida.
Esses hábitos incluem a prática de atividade física, alimentação, repouso, gerenciamento do estresse etc.
Um estilo de vida não saudável mantido por um período prologado pode trazer grandes prejuízos à saúde, criando condições para o desenvolvimento de muitas doenças crônicas.
Hábitos e comportamentos relacionados a um estilo de vida saudável são formados ao longo da vida, desde a infância. As práticas da família são apontadas como uma das principais responsáveis por determinar os hábitos de vida, e por essa razão elas desempenham papel importante na promoção da saúde.
As crianças nas últimas décadas vêm se tornando menos ativas, um efeito colateral dos avanços tecnológicos.
Sabe-se que a prática regular de atividade física aliada a uma alimentação saudável é também um grande fator de prevenção e tratamento de doenças, e que o sedentarismo representa um importante fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de doenças.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente, e os benefícios são significativos.
A importância da atividade física para a saúde também pode ser um fator para o controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade.
Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais.
Em casos de pessoas idosas, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples de rotina.
Durante a realização da atividade recreativa, o cérebro é oxigenado com sangue de boa qualidade. Isto resulta no melhor desempenho da memória e maior capacidade intelectual.
A atividade física favorece nas questões emocionais, resultando em bem-estar, aumento da autoestima e energia para atividades do dia a dia.
Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo.
Prof. José Pereira da Silva