Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e crescimento espiritual

Devemos ser saudáveis de corpo e espírito, ambos estão entrelaçados.

Atenção, dedicação e paciência são necessários para o desenvolvimento tanto físico como espiritual. As virtudes adquiridas em uma área da vida afetam a forma como eu vivo em outras áreas da vida. Por exemplo, ter uma vida de oração disciplinada e estruturada torna mais fácil seguir um programa de exercícios disciplinado e estruturado.

O que se aprendeu sobre paciência, trabalho árduo e foco através do exercício físico ajuda a manter o foco nas tarefas diárias que são mais espirituais, emocionais e psicológicas.

Também é verdade para os vícios humanos. Se alguém não consegue praticar moderação em bebidas, alimentos ou outras ações diárias, provavelmente não conseguirá se concentrar na oração ou perseverar em momentos de desolação espiritual e emocional. Portanto temos um relacionamento físico-emocional. Exercitar gastando energia física ajuda a manter o equilíbrio.

Se o corpo é o templo do Espírito Santo ( 1Cor 6,19), nós devemos manter o corpo em ordem e conservado. Se a alma está fora de ordem, o corpo sente o estresse. Se está em um estado pobre no exterior, provavelmente está em um estado pobre interiormente. Alma forte e corpo forte.

Não subestime a importância de viver uma vida equilibrada e saudável. Deus nos criou para sermos felizes, santos e saudáveis.

A saúde de nossa alma é muito afetada pela saúde do nosso corpo e vice-versa. O tempo gasto no nosso bem-estar físico nunca é desperdiçado.

Todos os corpos passarão, mas nossas almas viverão. Quanto mais formos saudáveis, mais tempo viveremos.
“Mens sana in corpore sano”. Quando foi escrita, seu significado espiritual estava implícito, sua conexão com a espiritualidade. A atividade física faz parte de um estilo de vida; precisamos , cuidar do corpo que Deus nos deu.

A prática de exercícios também ajuda a aprender a humildade quando ficamos aquém d esperado. São João Bosco considerava o esporte como uma excelente atividade de educação.

Um dos princípios básicos do esporte é o constante esforço em busca da melhoria. Aprender a mar esse esforço acaba ajudando as pessoas a aplicarem os mesmos princípios à vida diária.
“Ame a seu próximo como a você mesmo” é também um valor esportivo. É a essência do fair play, que é indispensável ao esporte.

Prof. José Pereira da Silva