Search
quinta-feira 2 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e controle hormonal

Existe na medicina o que se chama síndrome metabólica quando se encontra três dos seguintes fatores: hiperinsulinemia, intolerância a glicose, obesidade e diabetes tipo 2.

O tratamento exige entre outras coisas de uma mudança no estilo de vida através de alimentação saudável e prática de atividade física.

A atividade física ajuda na prevenção e no tratamento da síndrome metabólica. A atividade física causa modificações hormonais benéficas ajudando na secreção de alguns hormônios.

Com a atividade física vários hormônios são ativados tais como: adrenalina e noradrenalina, hormônio do crescimento, endorfina, serotonina. Ajuda a controlar o estrogênio, hormônio fundamental para o funcionamento do fígado, para os músculos e metabolismo da gordura. São hormônios benéficos à saúde.

Em relação aos benefícios hormonais podemos listar outros benefícios: aumento da força e resistência, diminuição do estresse, aumenta da resistência imunológica, redução das dores crônicas, aumento da disposição entre outros.
A liberação dos hormônios T3 e T4 tem influência na sensação de bem-estar e para a disposição em geral.

Portanto atividades físicas são fundamentais para acelerar a produção dessas substâncias que influenciam no bem-estar em geral. Aumentam a energia e disposição para as atividades do cotidiano.

Prof. José Pereira da Silva