Existe uma estreita relação entre atividade física e bem-estar mental. Exercícios físicos ajudam a melhorar a saúde psicológica. Os exercícios ajudam a regular o cortisol, o hormônio do estresse.
A dopamina, serotonina e endorfina são substâncias que vêm da atividade física. Hoje sabemos que a atividade física ajuda no tratamento da depressão. Exercícios físicos ajuda na capacidade de lidar com o estresse, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, reduz a ansiedade e a sobrecarga emocional, auxilia na autoestima.
Essa redução do estresse através da atividade física acontece através da produção de endorfina, neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar.
A atividade física melhora a qualidade do sono, reduz os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina. Um certo equilíbrio hormonal está relacionado ao condicionamento físico. Exercícios aumentam a disposição física fundamental para o cotidiano.
Exercícios físicos colaboram na prevenção de doenças como a depressão e doenças neurológicas. Auxilia no plano comportamental aumentando a autoestima e segurança.
O corpo e a mente devem ser cuidados. Atividades físicas estimulam emoções positivas e colaboram na diminuição de estresse e ansiedade. Ajudam na regulação do metabolismo e no funcionamento do corpo de maneira geral. Melhora o humor e a memória. Portanto atividade física é um instrumento para a pessoa se sentir melhor.
Prof. José Pereira da Silva