Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e autoestima

A autoestima é a visão que temos de nós mesmos, sobre valor, talento, capacidade, auto-aceitação e amor-próprio. É um atributo importante para qualidade de vida, pois afeta o bem-estar.
Ter uma visão inadequada sobre si pode desencadear doenças como ansiedade, estresse, prejudicar relações sociais e até levar a comportamentos de auto sabotagem. Sente-se julgado todo o tempo A autoestima é um constructo multidimensional que reflete todos os sentimentos de autovalor relativos ao comportamento, aparência física, inteligência, como o Eu emocional e o Eu social.

O saudável é ter uma autoestima equilibrada que está associada a autoaceitação, autoeficácia, autenticidade, autoempatia, autorrespeito e, principalmente, autoconhecimento.
A atividade física ajuda na melhora da autoestima, não se limitando a visão estética, mas ajudando a transformar a mentalidade.

Possuir melhores condições físicas, uma vida mais saudável e um corpo que agrada a sua própria expectativa estética, contribui muito para uma visão otimista de si.
No na tange aos aspectos mentais entende-se que indivíduos que praticam exercício físico apresentam níveis mais positivos de autoestima global quando comparados com indivíduos que não praticam.

Geralmente a prática de exercícios físicos leva o indivíduo a se confrontar com desafios físicos e psicológicos, e ao ultrapassá-los com sucesso, acontece uma mudança em relação a autoimagem.
Através da prática da atividade física, são desenvolvidas competências, habilidades, estratégias, melhora da disciplina, aumento da disposição , sensação de bem-estar, realização e até motivação, que não ficam restritas ao momento do exercício, mas se expandem para a vida.

O indivíduo que pratica regularmente atividade física aumenta a disposição e a autoestima. Também se verifica ganho de controle emocional, diminuição da ansiedade e melhora do humor.
A prática constante de exercícios físicos tem influência positiva na disposição da pessoa porque lhe ajuda a elevar a autoestima e, com isto, lhe aumenta a própria qualidade de vida. Melhora o bem-estar físico, mental e social.

Prof. José Pereira da Silva