A atividade física ajuda a combater a falta de disposição. É ter mais energia para equilibrar a rotina de trabalho etc.
Atividade física melhora a memória, a concentração e o humor, à falta de disposição, além da prevenção de dores e diversas enfermidades.
A partir dos 30 anos de idade, por conta da queda na produção hormonal, entre outros fatores, o desempenho do corpo passa a diminuir. A prática de atividades físicas se torna indispensável para manter o bom funcionamento do organismo.
Exercitar-se é fundamental para minimizar as principais consequências do envelhecimento tais como:
a) A perda de massa muscular;
b) A redução de massa óssea
c) Complicações cardiovasculares;
d) Mal de Alzheimer e outras doenças senis;
e) Diabetes;
Os estímulos hormonais gerados no organismo, entre outros fatores, combatem a falta de disposição e colaboram para melhora d saúde física e mental.
Entre os hormônios liberados em decorrência dos exercícios:
a) Endorfina;
b) GH: o hormônio do crescimento.
c) Adrenalina;
Além de combater a falta de disposição, praticar exercícios físicos regulares gera consequências positivas tanto na vida pessoal quanto profissional e social.
A ciência já provou que praticar atividade física dá um ânimo quase instantâneo. Vários estudos mostram que uma das chaves para aumentar a disposição e mudar o humor é a prática de atividades físicas.
Já foi comprovado que os benefícios dos exercícios físicos também tem reflexo sobre a saúde mental e psicológica.
Qualquer exercício ou atividade física que aumenta a frequência cardíaca e o fluxo de sangue é capaz de aumentar o nível de energia do praticante.
Prof. José Pereira da Silva