A alimentação é fundamental para uma vida saudável. Quando se trata de alimentação o equilíbrio é muito importante.
Para se ter uma qualidade de vida, alimentação saudável e atividade física são essenciais. Ambas tem influência entre si.
De acordo com a organização Mundial da saúde (OMS), é preciso praticar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada por semana.
A alimentação é importante para se ter bom desempenho em qualquer atividade física escolhida. Quem pratica ou não atividade física deve ter um cardápio completo, equilibrado e balanceado, com todos os nutrientes que supram as necessidades nutricionais e energéticas adequadamente.
A alimentação correta reduz a fadiga, auxilia no período de recuperação e diminui o risco de lesões. Quem não se alimenta bem e de forma correta pode prejudicar a recuperação muscular após os exercícios. Pode também desenvolver deficiências nutricionais.
A alimentação saudável é indispensável para a atividade física e deve ser acompanhada por um nutricionista.
O corpo precisa ter o aporte nutricional adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Deve existir harmonia de nutrientes.
O consumo calórico deve ser ajustado para que não haja prejuízo da performance nem na composição corporal de quem pratica a atividade. Manter boa proporção entre gordura versus magra através de uma rotina saudável garante melhor qualidade de vida a longo prazo.
E atua como prevenção de uma série de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes mellitus 2, doenças cardiovasculares, entre outras.
O plano alimentar deve ser específico para cada pessoa, considerando seus objetivos, sua rotina e seu metabolismo. Jamais utilizar suplementos alimentares sem orientação de um profissional de nutrição.
De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta de um praticante de atividade física.
Para a prática de atividade física, a alimentação deverá ser adequada de acordo com cada tipo de exercício físico. Antes de saber o que comer, é preciso saber o que irá praticar, a intensidade e o tempo de duração do exercício.
A alimentação deverá estar ajustada para atender toda a demanda de energia necessária para a boa execução da prática física.
A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma vida saudável, mas sim acompanhada de uma alimentação adequada e balanceada.
Prof. José Pereira da Silva